Otimização de Site
Como posicionar um site no Google – A otimização de sites é o principal gatilho para os lucros online, além do conteúdo profissional para o inbound marketing e gestão google ads para as visitas iniciais, porém antes de tudo isso, comece ainda hoje conosco o seu site WordPress e comece a ganhar dinheiro ainda hoje.
Nos dias de hoje, onde a internet possui um papel relevante na vida de todo nós e principalmente no mundo dos negócios, muito se ouve falar sobre otimização de sites. Mas, fundamentalmente, o que seria esta otimização de site e como fazer isto de maneira correta?
De uma forma bem resumida, a otimização de site nada mais é do que um processo onde você irá mapear e também executar todas as ações relacionadas a melhorias em seu site e páginas.
A intenção é sempre conseguir conquistar os melhores resultados possíveis nos diversos mecanismos de busca existentes na internet como o próprio Google ou outros como Bing, Yahoo, etc.
Posicionamento no Google
Porque eu Preciso Otimizar o meu Site para Posicionamento no Google?
A resposta à esta pergunta é explícita: se você não o otimizar, corre o sério risco de não tê-lo nas melhores posições dos buscadores e/ou perder a oportunidade de ter sua imagem empresarial destacada na internet.
Mas como conseguir isto considerando um significativo crescimento da quantidade de páginas que, em geral, oferecem serviços e/ou produtos similares na web? O foco principal aqui será, efetivamente, se destacar frente à sua concorrência.
Para tanto, você precisará fazer uso de estratégias de SEO (Search Engine Optimization) que possibilitem a melhoria do posicionamento do seu site perante as principais páginas de resultado natural. Aqui estamos considerando resultados orgânicos nos sites de busca, que são aqueles resultados não pagos.
Como Otimizar Meu Site Buscando Melhor Posicionamento?
No marketing digital, o principal responsável por todo e qualquer processo de melhoria de rankeamento, imagem e divulgação na web, existem várias estratégias que proporcionam uma melhor otimização de um site, considerando aqui resultados orgânicos.
Confira algumas destas estratégias:
· A Palavra-Chave (Keywords)
A palavra chave tem papel relevante em qualquer tipo de otimização. E porque ela é tão importante, afinal? Porque é através da keyword que o seu provável cliente irá buscar o produto ou serviço que você comercializa. Sabe aquela busca displicente que você faz naturalmente por um produto qualquer no Google?
Quando o Google lhe apresenta os resultados, note que existem várias opções e várias páginas. Geralmente você clica na primeira opção, no máximo na terceira e raramente procura pelas demais páginas. A palavra-chave tem papel fundamental nestes resultados orgânicos.
· Título (Headline)
Como no caso da palavra-chave, o título do artigo ou da própria página tem um papel importante também pois será “ele” que irá convencer você a ler o que ali está escrito. E títulos são importantes em qualquer tipo de conteúdo, sejam os escritos, vídeos ou até mesmo áudios.
Um título relevante lhe causa interesse no assunto ou lhe desperta curiosidade, ingredientes fundamentais para que você acesse o conteúdo ali exposto.
· A Otimização da Meta Description
O que é uma “meta description”? Ela é uma breve descrição sobre o conteúdo ali colocado. Em uma página, por exemplo, a meta description é muito importante no rankeamento e também tem uma função muito parecida com a da headline, com a diferença de ser um pouquinho mais detalhada.
Mas não pode ser extensa (no máximo 153 caracteres) e quanto mais precisa for, em relação ao conteúdo, melhor.
· Link Building
Os links, internos ou externos, dão maior relevância na Web e nos sites de busca. Muito cuidado com os externos. Colocar um link para sites externos duvidosos pode comprometer a confiabilidade do seu site. O mesmo vale para o excesso de links, que pode ter um efeito reverso para a sua página.
· Os Conteúdos
Sobre os conteúdos, lembrando que estes podem ser escritos ou não, podemos dizer que tudo que foi colocado até aqui sobre estratégias para rankeamento de nada valem se você não tiver um conteúdo válido, relevante e de real importância.
E o que é um conteúdo válido? Quem lê alguma coisa na internet ou assiste um vídeo, ainda mais nos dias de hoje, procura informação que acrescente algo. Daí, quanto mais o seu conteúdo acrescentar ao seu público, melhor.
Não vai adiantar ter um site bem rankeado no Google e bem posicionado nas buscas, por exemplo, se os seus visitantes/público não ficarem satisfeitos com o conteúdo ali colocado. Pode também ter, inclusive, efeito reverso.
Confira os principais erros em conteúdos que devem ser absolutamente evitados:
- Conteúdos irrelevantes ou inexpressivos;
- Erros gramaticais ou de concordância recorrentes;
- O famoso “encher linguiça”;
- Falta de coerência ou sequência no assunto exposto;
- Erros de digitação constantes;
- Formatação de textos incorreta (fonte muito grande ou pequena demais, parágrafos longos, etc.);
- Áudios/vídeos sem a entonação correta, muito longos, etc.
· Imagens e Layout
As imagens e o próprio layout do seu site (formatação, cores, etc.) não possuem papel fundamental na otimização, mas são igualmente importantes. Primeiro que imagens chamam a atenção e segundo que um layout desconfigurado ou pouco atraente pode tirar os visitantes de sua página.
Se eles saem rapidamente de sua página, mesmo com conteúdos fortes, o Google pode vir a entender que tal conteúdo não é tão relevante assim, uma vez que a maioria dos visitantes ficam pouco tempo no site. Deste modo, atente-se também às imagens e à configuração do seu site.
Já Otimizei meu Site. O que faço Agora?
O trabalho não acabou. É necessário sinalizar aqui que o processo de SEO é um trabalho contínuo, ou seja, precisará ser reavaliado sempre pois as estratégias podem mudar. A periodicidade deste tipo de manutenção vai depender muito do seu produto ou serviço.
Outro ponto influenciável nesta periodicidade são os próprios resultados da otimização: se você cair no rankeamento, é sinal de que precisa alterar alguma coisa. Não existe uma regra única e definitiva no que diz respeito aos rankeamentos nos buscadores da web.
Um projeto completo de otimização de site deve contar sempre com técnicas de marketing como:
- Layouts atraentes;
- Uma correta Gestão Google Ads;
- Conteúdos profissionais e relevantes;
- Um código HTML apropriado;
- Links internos e também externos;
- Keywords e suas respectivas variações, entre outras estratégias.
Além de tudo isto, não podemos esquecer do papel poderoso das redes sociais. Serão elas que irão entrar em contato primeiro com seu público, segmentando-o e convidando-o para acessar o seu site.